segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vereador Ivo Fiorotti lança o livro "Alétheia - a cidadania em construção"

Depois do livro "O Mundo de Sofia", que nos permitiu ler através de um romance assuntos clássicos da filosofia, agora também podemos refletir temas importantes da filosofia política, presentes em nosso cotidiano, que estão no mundo de Alétheia, desenvolvidos por Ivo Fiorotti no livro "Alétheia - a cidadania em construção". Vereador em Canoas, formado em filosofia  e teologia, com pós-graduação em ciências políticas, Ivo Fiorotti utilizou sua bagagem de conhecimentos filosóficos para refletir sobre a nova realidade vivida na cidade com a democracia participativa. O autor criou uma personagem chamada Alétheia, que personifica diversas mulheres, pessoas simples, com as quais o autor convive na militância comunitária e que descobrem a força da participação popular e dedicam suas vidas na construção da cidadania. No livro, Alétheia é uma mulher indiodescendente, que traz no semblante as marcas de desterro do povo guarani e na alma a utopia da terra sem males, o sonho de um outro mundo possível. Alétheia descobre que a política e as organizações sociais também são lugares de mulher e que a cidadania está em construção e requer a participação popular. A Alétheia, no livro de Fiorotti, é uma cidadã em construção, que sabe dizer sim e também sabe dizer não, sabe escolher o melhor para seu povo, sabe fazer opções que mudam a vida de uma cidade. Com a mente e o coração, Alétheia sabe arquitetar a cidadania, que se constrói na participação popular.
Alétheia (em grego antigo, ἀλήθεια: "verdade", no sentido de desvelamento: de "a", "negação", e "lethe" "esquecimento"), para os antigos gregos, designava verdade e realidade, simultaneamente (pt.wikipedia.org/wiki/Alétheia). Por isso, em seus diálogos com Alétheia, o autor, numa sequência de textos, apresenta brevíssimas reflexões filosóficas, abordando sobre como os mais importantes pensadores da humanidade compreenderam a verdade dos eventos sociais.
Num percurso de dialogação com Alétheia, de encontros com a verdade dos fatos, o livro do vereador canoense e ex-frade Capuchinho, Ivo Fiorotti, aborda sobre filosofia política, com base nos pensadores clássicos dos períodos: antigo, medieval e moderno. Toda a reflexão se dá a partir de situações vividas por Alétheia, que começa participando dos espaços comunitários e sociais e de participação popular, como o Orçamento Participativo (OP), e cada vez mais se entusiasma, questiona, busca compreender a verdade e a cada nova compreensão gesta novas indagações no caminho da cidadania em construção.
"Alétheia - a cidadania em construção" é um livro agradável de ler, que desperta para a pesquisa filosófica, a dialogação com a verdade, a compreensão da realidade e a participação cidadã que transforma a vida em sociedade.
No mundo de "Alétheia" a cidadania é um fenômeno em construção e a sua filosofia não apenas interpreta a realidade, mas a transforma para melhor. Alétheia aguça para o diálogo esclarecedor da verdade da vid
O livro está na 28º Feira do Livro de Canoas, com sessão de autógrafos no dia 1º de junho, às 19 horas, no Café Literário.
Pilato Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário