
Alétheia (em grego antigo, ἀλήθεια: "verdade", no sentido de desvelamento: de "a", "negação", e "lethe" "esquecimento"), para os antigos gregos, designava verdade e realidade, simultaneamente (pt.wikipedia.org/wiki/Alétheia). Por isso, em seus diálogos com Alétheia, o autor, numa sequência de textos, apresenta brevíssimas reflexões filosóficas, abordando sobre como os mais importantes pensadores da humanidade compreenderam a verdade dos eventos sociais.
Num percurso de dialogação com Alétheia, de encontros com a verdade dos fatos, o livro do vereador canoense e ex-frade Capuchinho, Ivo Fiorotti, aborda sobre filosofia política, com base nos pensadores clássicos dos períodos: antigo, medieval e moderno. Toda a reflexão se dá a partir de situações vividas por Alétheia, que começa participando dos espaços comunitários e sociais e de participação popular, como o Orçamento Participativo (OP), e cada vez mais se entusiasma, questiona, busca compreender a verdade e a cada nova compreensão gesta novas indagações no caminho da cidadania em construção.
"Alétheia - a cidadania em construção" é um livro agradável de ler, que desperta para a pesquisa filosófica, a dialogação com a verdade, a compreensão da realidade e a participação cidadã que transforma a vida em sociedade.
No mundo de "Alétheia" a cidadania é um fenômeno em construção e a sua filosofia não apenas interpreta a realidade, mas a transforma para melhor. Alétheia aguça para o diálogo esclarecedor da verdade da vid
O livro está na 28º Feira do Livro de Canoas, com sessão de autógrafos no dia 1º de junho, às 19 horas, no Café Literário.
Pilato Pereira
Nenhum comentário:
Postar um comentário