quinta-feira, 22 de julho de 2010

Comitê Sepé Tiaraju – Canoas/RS

Em janeiro de 2010, nos preparativos da celebração dos 10 anos do Fórum Social Mundial, surgiu a ideia de trabalhar no resgate das raízes missioneiras nas periferias urbanas de Canoas como elemento de mobilização e organização popular. E para isso reuniu-se um grupo de lideranças comunitárias que preparou uma oficina para o Fórum Social, tendo em vista a continuidade dos trabalhos através da criação do Comitê Sepé Tiaraju. E a oficina ocorreu no dia 27 de janeiro, no Parque Eduardo Gomes, com o objetivo de refletir o tema e provocar o comprometimento com o resgate das raízes históricas nos índio-descendentes Guarani que hoje povoam as periferias urbanas.

A oficina reuniu militantes sociais, lideranças comunitárias e políticas, como o senador Paulo Paim, o vereador Ivo Fiorotti, o irmão marista Antônio Cechin, o teólogo Luiz Carlos Susin e o cantor missioneiro Pedro Ortaça e representantes do prefeito de Canoas, Jairo Jorge e do deputado Marco Maia. Além de apresentações artísticas, palestras e lançamento de livro, a oficina foi um ato político de comprometimento com a causa indígena. O senador Paim, além de assumir o compromisso de entregar ao presidente Lula um manifesto de iniciativa de Pedro Ortaça, também se comprometeu com a aprovação de emenda com recursos aos Guarani de São Miguel das Missões e para a construção do monumento Sepé Tiaraju em Canoas.

A ideia de criar em Canoas o Comitê Sepé Tiaraju se assemelha ao que aconteceu em nível estadual no ano de 2006, quando, por ocasião dos 250 anos da morte de Sepé, foi instituído o “Ano Sepé Tiaraju”. A proposta é fazer algo do gênero em Canoas para promover atividades educativas e culturais que ajudem a resgatar as raízes missioneiras nas periferias urbanas do município, onde se concentra a população oriunda do interior do Estado. A construção de um monumento de Sepé Tiaraju em Canoas é antigo sonho de Irmão Antônio Cechin e será um marco simbólico neste processo de resgate das raízes missioneiras e estará envolto de outras ações com iniciativa deste Comitê, hoje em fase de gestação.

Podemos dizer que o Comitê Sepé Tiaraju começou a ser gestado durante os preparativos e na realização do FSM em janeiro de 2010. E após o Fórum seguiram os encaminhamentos para criar o Comitê. No dia 2 de julho reuniu-se um grupo de pessoas para concretizar a ideia do Comitê Sepé Tiaraju. Mas até este momento o assunto foi pauta de muitas conversas e alguns fatos concretos. Um dos fatos foi que o vereador Ivo Fiorotti encaminhou, pela Câmara de Vereadores, um Pedido de Providência ao Poder Executivo para que seja feito um estudo de local para edificação de um monumento em honra de Sepé Tiaraju, Herói da Pátria e Herói Guarani Missioneiro Riograndense. O vereador também fez uma Indicação pela Câmara de Vereadores, encaminhada ao Dep. Federal Marco Maia, Vice-Presidente da Câmara dos Deputados, solicitando uma placa “Sepé Tiaraju – Herói da Pátria”, para a Usina Termelétrica Sepé Tiaraju, na Refinaria Alberto Pasqualini, situada no município de Canoas/RS.
Na reunião do dia 2 de julho foram sugeridos diversos nomes de pessoas a serem convidadas para compor a equipe. Mas o Comitê Sepé Tiaraju é um espaço aberto para quem quiser participar e colaborar. Ficou marcada a segunda segunda-feira do mês como data fixa de reuniões mensais. A próxima reunião, portanto, será no dia 9 de agosto às 18h30min., na Câmara de Vereadores, sala 16, segundo andar.

A missão do Comitê Sepé Tiaraju é “resgatar as raízes missioneiras (dos índio-descendentes) nas periferias urbanas como elemento de mobilização e organização popular”. E, para isto deverá promover ações culturais, educativas, sociais, políticas e de conscientização, valorizando a cultura, a história e o conhecimento indígena existente na formação do povo e do território rio-grandense.
Se o assunto lhe causa interesse, sinta-se convidado a fazer parte do Comitê Sepé Tiaraju e ajude a valorizar o que é próprio do Rio Grande do Sul, o que faz parte da nossa história e da nossa cultura viva.

Contatos: (51) 85463317
E-mail: pilatopereira@gmail.com
Blog: www.comitesepetiaraju.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário