segunda-feira, 19 de julho de 2010

Comitê Sepé Tiarajú – Canoas/RS

Projeto “Resgate das Raízes Missioneiras nas Periferias Urbanas de Canoas”

No dia 27 de janeiro de 2010, na programação do Fórum Social Mundial (FSM), em Canoas, no Parque Eduardo Gomes, aconteceu uma oficina com o tema “As Raízes Missioneiras nas periferias urbanas”. E o objetivo desta era dar o primeiro passo num caminho muito vasto pela frente, que é “despertar as raízes históricas nos descendentes Guarani nas periferias urbanas, como elemento de mobilização e organização”. A oficina foi pensada para além do evento FSM 2010. Ou seja, o tema não se esgotaria no Fórum, mas continuaria a ser refletido com as lideranças comunitárias e o poder público e outras instituições, para viabilizar algo concreto no sentido de alcançar o objetivo colocado na oficina.
A partir das reflexões e debates foram assumidos alguns compromissos concretos no sentido de resgatar as raízes missioneiras, despertar essas raízes históricas nos índio-descendentes das periferias urbanas. E uma das atividades marcantes a ser concretizadas, possivelmente no próximo ano, é a construção de um monumento de Sepé Tiarajú na cidade de Canoas. Mas, não será simplesmente um monumento para venerar um herói, e sim resgatar toda a história que a imagem de Sepé representa para o povo do Rio Grande do Sul.
Para continuar o caminho assinalado pela oficina do FSM foi planejado criar em Canoas o Comitê Sepé Tiarajú, tal como aconteceu em nível estadual no ano de 2006, quando foi criado um comitê, por ocasião dos 250 anos da morte de Sepé, o “Ano Sepé Tiarajú”. A proposta é fazer algo semelhante em Canos para promover atividades educativas e culturais que ajudem a resgatar as raízes missioneiras nas periferias urbanas. A construção do monumento de Sepé Tiarajú será um marco simbólico no processo de resgate das raízes missioneiras e estará envolto de outras ações com iniciativa deste Comitê, hoje em fase de gestação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário