terça-feira, 26 de outubro de 2010

Carta de Repúdio

Carta de Repúdio Dos estudantes e professores Pataxó Hã-Hã-Hãe e Tupinambá pelo assassinato de Zé da Gata.
Nós, abaixo nomeados, repudiamos o assassinato do indígena Pataxó Hã Hã Hãe José de Jesus Silva (Zé da Gata), 37 anos, Aldeia Caramuru Paraguaçu no município de Pau Brasil, na Bahia, acontecido por volta das 18 horas do dia 23 de outubro, na estrada que liga Pau Brasil a Itaju do Colônia. O assassinato ocorreu no caminho da Terra Indígena que foi retomada recentemente, que faz parte do processo da extensão da Terra Indígena Caramuru.
Nessa terra, os índios têm garantido por Lei cinquenta e quatro mil e cem hectares, uma vez que este território está demarcado e homologado. Porém, isso não é respeitado, resultando em frequentes violências contra as comunidades indígenas. Há 28 anos que esperamos a Nulidade de Títulos que irregularmente foi fornecida pelo então Governo do Estado da Bahia aos fazendeiros, desta forma, enquanto o STF não decide, muitas vidas continuam sendo tiradas.
A situação não é nova, há 16 dias (manhã do dia 10 de outubro) homens fortemente armados, mascarados e com coletes à prova de balas dispararam vários tiros em direção aos indígenas que ocupam esta mesma área conflituosa. Constatamos que nas fronteiras que dão acesso às áreas indígenas foram construídos bloqueios, feitos de paus e pedras, tocaiados por pistoleiros contratados por fazendeiros, impossibilitando os estudantes indígenas de terem acesso à escola. Esta situação paralisou as aulas.
Nós estudantes (Pataxó Hã Hã Hãe, Pataxó e Tupinambá), professores e técnicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena (IFBA – Porto Seguro), acompanhados de lideranças indígenas da região, unimos forças em favor dos direitos indígenas e contra a violência historicamente praticada contra estes povos.
Leia os nomes signatários NOME/ETNIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário